Gestão RS participa de evento sobre Compliance
19 de maio de 2015
O bom e o mau atendimento ao cliente
31 de agosto de 2015
Exibir tudo

Principais mudanças da ISO 9001:2015

Como sabemos, esta versão está no seu rascunho final, mas algumas decisões ainda estão sendo tomadas. Baseados nesta mudança, podemos concluir que a versão 2015 tem como principais alterações:

– Analisar o contexto para encontra fatores internos e externos que podem impactar no negócio: O que seu cliente deseja? Quais as novas tecnologias? Quais os riscos e oportunidades? Quais investimentos são necessários? Quais exigências legais ao seu negócio? Quais competências necessárias à sua equipe?

– Administrar riscos: maior ênfase na gestão de riscos e oportunidades, melhorando a tomada de ações preventivas. Na versão 2008 esta questão já era tratada, mas ganhou maior ênfase na nova versão, pois diversos requisitos da Norma mencionam a importância da análise de riscos.

– Maior ênfase ao envolvimento da Liderança: Nesta nova versão não existe mais a figura do RD (Representante da Direção), mas espera-se que a alta Direção se envolva mais no dia-a-dia para melhor tomada de decisão.

– Envolver as partes interessadas: não só o feedback do cliente é importante, mas também passarão a ser considerados os feedbacks de todas as partes interessadas e de todos os processos envolvidos.

– Inclusão do Anexo SL: este foi criado para facilitar a interação com outros sistemas, como a ISO14000 e o OHSAS 18000, unificando o que é comum entre as normas. Um bom momento para pensar na implantação do SGI (Sistema de Gestão Integrada).

– Maior flexibilidade nas exigências de procedimentos e registros: Não há mais os termos “procedimento documentado” e “registros”. A empresa irá definir quais processos serão documentados, estabelecer informações documentadas e retê-las, conforme requisitos da norma. O Manual da Qualidade não mais será exigido.

– A Norma passa a incluir o termo “serviços”, além de “produtos”, adequando também requisitos às empresas de serviços.

– O requisito de aquisição está mais detalhado: Seja por compra de produtos e serviços de um fornecedor, acordo com empresas associadas, contratação de consultoria, terceirização de processos (e controle destes), tudo será considerado.

Desta forma é possível concluir que a principal intenção da nova revisão é melhorar o alinhamento do SGQ com as estratégias e os objetivos das empresas.

Sua empresa está preparada para esta grande melhoria? Pense que só as realmente mais qualificadas manterão seu certificado. Conte com a GESTÃORS para adequar sua empresa nesta nova versão!