Buzin conquista SASSMAQ
10 de julho de 2017
Ainda dá tempo
26 de fevereiro de 2018
Exibir tudo

Pra quê tanto embrulho?

Minha filha ganhou dentre tantos presentes, uma boneca Lol Surprise. Linda! Você conhece? Não? Se quiser conhecer, prepare-se com o bolso (preço x tamanho) e com uma lixeira de recicláveis.

A boneca é uma graça e é colecionável. A sensação do

momento entre as pequenas consumidoras. Já estou em busca de outra, pois o Dia das Crianças está chegando. Mas está difícil de encontrar, afinal os criadores não imaginaram tanto sucesso.

Porém, não foi o preço ou a falta da boneca nas lojas que me impressionou, mas sim a quantidade de embrulho para chegar à Lol. Sim! Sim! A embalagem é plástica e mostra um desenho de um fecho quando começa a busca pela surpresa. Afinal não se encerra aqui. Deste fecho, sai uma camada de plástico, que mostra outro fecho, que mostra outra camada de plástico, e outro fecho e outro. Após esse massacre todo, abrindo e pensando no Meio Ambiente (ela já tem este conhecimento), ainda surgem pequenos pacotinhos plásticos (uns 5) cada um com um pequeníssimo acessório dentro. E após tudo isso, com certa dificuldade em “desbravar” tanto plástico, eis que surge uma bola de plástico (duro) que devemos abrir e finalmente encontrar a surpresa. E torça para que não seja repetida, ou você terá que ajudar a buscar uma amiguinha que queira trocar.

Ótimo! Ela é lindinha, bem coloridinha e uma graça de surpresa. Mas isso me fez pensar que poderia ser somente uma camada e pronto. A surpresa está dentro da bola, então pra quê tanto? Vamos repensar: sai mais barato para a indústria gastar menos plásticos mesmo que isto não seja repassado ao consumidor, mas o futuro dos pequenos agradece!

Ok, e qual minha parte em tudo isso? Afinal já estou em busca de outra! Além de conscientizar minha filha de ser desnecessário tanto embrulho, aproveitei para fazer origamis dos embrulhos de papel dos demais presentes e ela vai dar aos amiguinhos com um recadinho ambiental. E aquele monte de plástico foi para o reciclável, claro.

Também, para próximos eventos que envolvam presentes, vou pedir cuidadosamente que evitem tanto papel, ou ainda que usem sua criatividade reciclando um embrulho antigo ou criando algo vindo de reciclados. Assim, faremos algo por nós e por eles. Que tal? #ficaadica