Sogal recertificada na ISO 9001:2015
25 de junho de 2018
Canoas e os Impactos da Mudança Climática
17 de setembro de 2018
Exibir tudo

O SGQ depende diretamente de uma decisão estratégica?

Com a exclusão do papel do RD (Representante da Direção), a versão 2015 da ISO 9001 deixa ainda mais clara a importância do envolvimento da Alta Direção no SGQ. Mas é aí que “mora o perigo”. Muitas Diretorias ainda consideram o Sistema de Gestão como “algo a mais” a ser feito, e nunca algo que deve estar alinhado nos processos do dia-a-dia da empresa. Incrível, que desde 1996, quando iniciei minhas atividades na área da Qualidade, a frase é a mesma: “agora teremos reunião de análise crítica da ISO”, quando deveria ser somente mais uma reunião de gestão. E continuam fazendo as reuniões serem semestrais ou anuais, conforme estão determinadas suas auditorias de manutenção.

Será que a Diretoria está ciente de que um SGQ depende diretamente de uma decisão estratégica e que muito poderá trazer de informações e auxiliar em decisões? Claro que os donos da empresa conhecem as necessidades de seu cliente, mas estas necessidades estão alinhadas com toda a base de dados da empresa?

Fica aqui uma dica: orientando e TREINANDO a Alta Direção será uma boa forma de conscientizá-la para que, junto com a Qualidade, possam disseminar com propriedade os fundamentos do SGQ.